quinta-feira, 9 de junho de 2011

BREVE HISTÓRICO

O Minimalismo surgiu no final dos anos 60, contrapondo-se a hiperemotividade e ao Expressionismo Abstrato que predominou na década de 50. O estilo Minimalista durou até os anos 70 e embora tenha começado na pintura, a Arte Minimalista conheceu o seu maior desenvolvimento na escultura.
Com uma tendência despojada, de estruturas extremamente simples, geométricas e modulares, o Minimalismo segue a regra do "menos é mais", recorrendo a poucos materiais, sendo eles na maioria das vezes objetos industriais como o aço, plástico ou lâmpadas fluorescentes, explorando a capacidade da escultura em interagir com o espaço envolvente, apostando na experiência corporal do espectador.
De acordo com alguns críticos, o Minimalismo foi o primeiro movimento artístico a formar valores inseparáveis a arte moderna.


http://www.infopedia.pt/$minimalismo

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E ARTISTAS

´´Quase todo trabalho aproximadamente geométrico, vagamente austero, mais ou menos monocromático e de aparência geral abstrata foi ou é provável rotulado de minimal num ou noutro momento.``Livro Movimentos da Arte Moderna - MINIMALISMO - David Batchelor
   
  Também podemor definir o Minimalismo com as seguintes características:
Características Gerais
-O minimalismo significava uma série de movimentos artísticos,culturais e científicos.
-Tiveram grande influência nas artes visuais, design, música e tecnologia.
-Obras como esculturas e pinturas eram produzidas sem se preocupar com a existência de muitos elementos.
-Alguns artistas não faziam as esculturas manualmente, eles projetavam e alguém as construia com objetos tercerizados
-Na composição das canções poucas notas musicais era utilizadas,com o objetivo de valorizar a repetição sonora.
-A quantidade de cores utilizadas na pinturas era mínima.
-Havia um grande uso de figuras geométricas e repetições simétricas para a composição das obras.
-Procurava-se produzir objetos em série com o mínimo de elementos possíveis.
-Valorizavam muito a repetição
-Em suas obras não queriam produzir um turbilhao de emoções através das cores, suas criações eram com cores neutras para dar valor as formas geométricas

Principais Artistas


-Samuel Beckett ( dramaturgo e escritor inglês)
-Raymond Clevie Carver ( escritor norte-americano)
-Philip Glass ( compositor norte-americo)
-Robert Bresson ( cineasta francês)
-Dan Flavin ( artista plástico norte-americano)
-Sol LeWitt ( artista plástico norte-americano)
-Frank Stella ( artista plástico norte-americano)



http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/minimalismo.htm

SOL LEWITT

Sol Lewitt nasceu dia 9 de setembro de 1928 em Los Angeles e morreu dia 8 de abril de 2007; foi um dos principais artistas minimalistas.
Sol Lewitt criou, nos anos 60, estruturas compostas de elementos cúbicos ou derivadas do cubo, em variações organizadas sobre uma grade. Eram volumes simples, que convidavam o espectador a reconstruir o retrato mental das variações possíveis de uma dada figura. Lewitt trabalhou, em seguida, com murais nos quais detalhou as relações entre concepção e percepção, superfície e volume. Enquanto análise dos princípios fundamentais do desenho, essas obras refletem a lógica das permutações e variações.








Essas obras foram escolhidas pois retrata bem o minimalismo, suas caracteristicas são visiveis, como o uso de poucos materiais, poucas cores, formas geometricas e grande uso de figuras geométricas e repetições simétricas para a composição das obras.

FRANK STELLA

Frank Philip Stella nasceu no dia 12 de maio de 1936,em Malden, Massachusetts, é um dos artistas contemporâneos mais importantes e ecléticos dos Estados Unidos. Seu trabalho abrange pintura, arte gráfica e projetos arquitetônicos.
Iniciou seus estudos artísticos na Phillips Academy e na Universidade de Princeton, vendo-se influenciado pelas obras de Noland, especialmente por seus quadros recortados que estavam pintados com cores planas ou bandas monocromáticas. Acabaram se conhecendo na exposição "Sixteen Americans" que organizou no MOMA em 1959. Ao renunciar ao expressionismo abstrato, Stella converte-se desde a década de 1960 num dos máximos representantes da abstração geométrica e construtivista que preludia a arte minimalista.
Entre outras tantas exposições coletivas que se realizaram durante a década do 60, Stella participou em algumas das mais importantes, relacionadas com a nova abstração e a arte minimalista, como por exemplo, Toward a New Abstraction (Jewish Museum, NY, 1963) ou Systemic Painting (Guggenheim Museum, NY, 1966).




                                                              Gray Scramble, 1973



Flin Flon VI, 1970



Harran II, 1967


http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2007/05/stella-frank-arte-minimalista-arte.html

DAN FLAVIN

Dan Flavin era um artista novaiorquino,nascido 1 de abril de 1933 e morreu em 1996; é um dos artistas que representam o minimalismo na arte. Estudou História da Arte (por um curto período), pintura e desenho.
 Nos anos 60 ao fazer esboços para as esculturas em que luzes elétricas eram incorporadas quando trabalhava como um protetor no museu americano da história natural,em Nova York, que surge para Flavin a ideia de usar como base de suas contruções a luz. Suas obras desde 1963 são realizadas com tubo de luz fluorescente em 4 tamanhos e com 9 cores diferentes.Mais tarde, fez suas primeiras esculturas de luz; chamou-as de "ícones".
Dan Flavin captura e transforma as ``cores artificiais`` de Hopper em ``propostas situacionais`` se baseando em inspirações das vanguardas européias e do construtivismo russo.







http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Farteculturamoda.blogspot.com%2F2010%2F01%2Fum-pouco-do-minimalismo-de-dan-flavin.html&h=4ef01

MINIMALISMO NO BRASIL


Franz Weissmann
“Grande Flor Tropical”
No Brasil, o minimalismo não teve grandes influências, mas, baseado em suas fases,
Franz Weissmann, ao ver uma flor abrir-se, iluminada por uma lâmpada, começou a observar atentamente a forma de suas pétalas estreitas e longas, com uma leve dobradura, uma discreta “cantoneira”. A partir daí surgem as “flores” geometrizadas, compostas de dobras no aço, retilíneas ou diagonais, em quadrados ou retângulos. Para ele, não são esculturas figurativas, nem uma abstratização da flor: apenas uma recriação livre, signo e símbolo da flor. Franz procurava rigor matemático e precisão geométrica nas relações das proporções e na configuração dos elementos modulares. O artista queria que, ao observar as obras, as pessoas pudessem percorrer seu espaço interno, ver e sentir de perto suas formas.

A semelhança com certas flores dos trópicos, dobradas, vigorosas e vermelhas, unidas em estranhos arranjos, motivaram Weissmann a dar-lhe o nome de “Grande Flor Tropical”, homenageando a América Latina.
A flor é formada de 5 cantoneiras em agudas diagonais. Apoiada em três partes, a escultura flutua. Lançando suas “pétalas” (as cantoneiras) em várias direções, a grande “flor” projeta-se no espaço, adquirindo aparências diversas de cada ângulo em que é observada.
 A intenção de Weissmann foi causar “um grito ecológico”. Um alerta para a necessidade de preservação das últimas grandes florestas da Terra, as tropicais, pelas razões já tão divulgadas e muitas vezes não ouvidas.”



Franz Weissmann Áustriaco, veio para o Brasil com a família aos dez anos. Desde 1942 dedicou-se à escultura figurativa, participando dos Salões Nacionais. Em 48 iniciou-se no abstracionismo e na geometrização da figura. De 1948 a 56 integrou-se à Escola de Arte Moderna de Belo Horizonte, criada por Guignard, ensinando escultura e desenho de modelo vivo. Participou, no Rio, a partir de 1951, das atividades concretistas e da formação do Grupo Frente. Em 1958-59 aderiu ao movimento Neoconcreto. Entre 1960-65 viajou pela Europa e Extremo Oriente, a partir daí, residindo em Paris, Roma e Madrid, desenvolvendo uma fase nova, expressionista, de chapas de metal amassado. Em 1965 voltou ao Brasil, retornando pouco depois ao construtivismo.Realizou exposições individuais na Europa e em capitais brasileiras. Participou de várias mostras nacionais e internacionais de arte construtiva nos anos 60 a 80 e de outras coletivas no exterior, como as Bienais de Veneza: 32ª/1964 e 36ª/1972, esta com Salas Especiais e grandes esculturas nos jardins; e a 11ª Bienal de Escultura ao Ar Livre do Museu de Middelheim, em Antuérpia, Bélgica. Figurou em várias Bienais de São Paulo, com Sala Especial, na 8ª/1965 e participação na Sala Especial “Em Busca da Essência”, na 19ª/1987. Obras sua figuram em Museus, Instituições Culturais, coleções particulares, edifícios empresariais. Suas peças de grandes formatos podem ser encontradas em espaços públicos de várias cidades do Brasil.


Integração das Artes, edição Memorial da América Latina, São Paulo, 1990,

MINIMALISMO NA MODA

O termo minimalismo, muito usado nos anos 90, voltou com tudo nas passarelas para o Inverno 2011.
No minimalismo, tudo é mais limpo, mais reto, mais geométrico e com poucos detalhes. As peças podem ser chamadas de “comportadas”.
Uma característica é fundamental: ausência total de estampas.
Durante as semanas internacionais de moda para o Inverno 2011, o espírito de um dos maiores criadores minimalistas, Helmut Lang, voou em muitas passarelas. Dos clássicos até os modelos mais elaborados, o minimalismo quase monástico foi aplicado intensamente, e assim as roupas desenhadas pelos mais diversos estilistas tentaram estilizar o essencial para a moda feminina.
- Stella McCartney veio mostrando nas últimas temporadas uma moda feminina bem mais casual e comum do que essa do Inverno 2011. É possível pensar então que a estilista tenha tentado detectar uma futura tendência para as mulheres: a aplicação de ultraminimalismos em peças elegantes.




Com uma coleção muito mais elegante e sofisticada do que já vinha apresentando, a estilista Stella McCartney impressionou a todos com seu minimalismo sofisticados. Vestidos com a silhueta reta e decotes estratégicos foram o grande destaque de todo o desfile.

Vídeo do desfile de Inverno 2010/2011 de Stella McCartney
http://www.youtube.com/watch?v=jkQ1WOGBnMg


http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~21884~n~minimalismo+estiliza+a+moda+feminina+do+inverno+2011.htm