quinta-feira, 9 de junho de 2011

FRANK STELLA

Frank Philip Stella nasceu no dia 12 de maio de 1936,em Malden, Massachusetts, é um dos artistas contemporâneos mais importantes e ecléticos dos Estados Unidos. Seu trabalho abrange pintura, arte gráfica e projetos arquitetônicos.
Iniciou seus estudos artísticos na Phillips Academy e na Universidade de Princeton, vendo-se influenciado pelas obras de Noland, especialmente por seus quadros recortados que estavam pintados com cores planas ou bandas monocromáticas. Acabaram se conhecendo na exposição "Sixteen Americans" que organizou no MOMA em 1959. Ao renunciar ao expressionismo abstrato, Stella converte-se desde a década de 1960 num dos máximos representantes da abstração geométrica e construtivista que preludia a arte minimalista.
Entre outras tantas exposições coletivas que se realizaram durante a década do 60, Stella participou em algumas das mais importantes, relacionadas com a nova abstração e a arte minimalista, como por exemplo, Toward a New Abstraction (Jewish Museum, NY, 1963) ou Systemic Painting (Guggenheim Museum, NY, 1966).




                                                              Gray Scramble, 1973



Flin Flon VI, 1970



Harran II, 1967


http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2007/05/stella-frank-arte-minimalista-arte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário